Cabelos

Como identificar a queda de cabelos anormal

Como identificar a queda de cabelos anormal

Aqui você vai aprender quais os principais causadores da queda de cabelo. Vamos lá? Perder de 70 a 100 fios de cabelos por dia é normal, porém se houver algum desequilíbrio entre as fases do cabelo, os fios caem em maior quantidade que o normal. Porém, vários aspectos influenciam na queda de cabelo. Vou citar aqui alguns para que você entenda melhor. 

  • Os Hormônios 
  • Sabemos que os hormônios são importantíssimos para que o nosso corpo funcione bem certo? Temos em nosso corpo uma quantidade de hormônios que deve funcionar de forma harmoniosa. 
  • Os hormônios são responsáveis pelas mudanças que ocorrem nosso corpo, e a produção deles depende de fatores como: puberdade, terceira idade, gravidez, doenças de glândulas e a menopausa. Como o cabelo também reflete a saúde do organismo, fica vulnerável à alterações hormonais, pois alterações nas concentrações desses hormônios podem comprometer estruturas de nosso corpo e uma dela é o cabelo. 
  • Nutricionais 
  • Se nosso corpo estiver carente de alguns nutrientes e vitaminas que vão agir diretamente nos fios de cabelos, o ciclo capilar sofre as consequências.  A alimentação saudável é muito importante para a saúde dos cabelos também. Compreendo que a correria do dia a dia dificulta a escolha de uma boa alimentação, mas se deseja cabelos bonitos e saudáveis, deve ficar de olho no que bota no prato. 
  • Químicos 
  • Ingerir substancias e medicamentos em excesso também pode influenciar na queda de cabelo. Quando tomamos medicamentos diversos para tratamento de doenças como: artrose colesterol, pressão arterial etc.  pode ocorrer o desequilíbrio do nosso corpo e facilitar a queda. 
  • Psíquico 
  • Você pode ter uma alimentação saudável e cuidar do seu corpo, porém também precisa cuidada da mente… o estresse nos faz perder cabelos, principalmente nós mulheres. 
  • Envelhecimento 
  • A partir de 40 anos se inicia o processo de envelhecimento dos cabelos, a textura muda tornando-se opaco quebradiços e oxidados. você pode retardar esse processo e até mesmo combater esse processo repondo os nutrientes e vitaminas necessários para continuar com cabelos saudáveis.  

Alopecia 

As quedas anormais dos cabelos chamem-se alopecia. elas podem ser cicatriciais quando o folículo piloso foi danificado e podem acontecer mesmo não havendo cicatriz externa. Um exemplo são os pelos da sobrancelha quando é arrancado com frequência alguns pelos não nascem mais.  e os não cicatriciais nesse caso os fios caem sem qualquer dano folículo piloso e pode ser reversível. Casos mais comuns de queda de cabelos por alopecia: 

Alopecia Androgenética masculina 

Predomina no topo da cabeça, os fios se tornam miniaturas, acentuasse na região frontal e no vértice (coroa). Pode ter relação com os hormônios andrógenos. 

Alopecia Androgenética feminina  

Os fios ficam finos há uma diminuição considerável na quantidade de cabelo, mas as áreas não ficam totalmente calvas. 

Alopecia Areata 

Costuma-se dizer que está associada a estresse, acomete homens e mulheres independente de idade. De uma hora para outra forma-se placas arredondados no couro cabeludo ou em outras partes do corpo. Ainda sobre Alopecia elas podem ser por:  

Tração: pelos são arrancados bruscamente, ocasionando a perda do folículo piloso. Não tem cura. como por exemplo, uma falha nos pelos das sobrancelhas. 

Eflúvio Telógeno:  Nesse caso os fios entram precocemente na fase Telógena, (queda de fios) perdemos de 20 a 50% dos fios. O causador pode ser estresse físico ou psíquico, pós parto, dieta rigorosa, uso de medicamentos antidepressivos, supressores de apetite etc. essa queda pode acontecer 3 meses depois do fator que a causou. 

Eflúvio Anágeno: Tem início mais ou menos 4 semanas depois da exposição ao agente causador (envenenamento ou quimioterapia) Afeta os fios ainda na fase de crescimento. Bom, esses são os principais motivos que fazem os cabelos caírem, e se seus cabelos estão caindo, espero que essas informações de ajudem a descobrir o motivo e tratá-lo para que você volte a ter cabelos lindos e saudáveis; e se não está caindo, ótimo! Mas agora você tem informações sobre o assunto pois conhecimento nunca é demais concorda? 

Compartilhe agora mesmo:

| Website

Oi, gente! sou a Diva Barbosa, Hairstylist, e consultora de beleza. Portanto  Sou apaixonada por tudo que refere-se a cabelos, a  maquiagem e também cuidados com a pele.  Trabalho com cabelos a mais de 10 anos, e durante esse período sempre estou pesquisando e estudando sobre esse assunto, ou seja,  amo o que faço! e certamente tenho bagagem suficiente para ajudar cada dia mais pessoas a cuidarem dos seus cabelos e mantê-los saudáveis, independente da configuração e estilo.  Conclusão, Criei esse espaço para compartilhar com vocês um pouco do meu conhecimento. Sejam bem vindos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

12 Comentários

  1. Claudiana disse:

    Queda aff odeio, mais agora vai ??

  2. Diana Izabela disse:

    Eu acho que minha queda de cabelo tem haver com o psíquico de fato, pois tenho vivido um período extremamente estressante. Muito interessante saber disso! ?

  3. Ana Gabriela Da Silva Ana disse:

    Não sabia que os hormônio influencia na queda de cabelo, bom saber disso

    • Diva Barbosa disse:

      influenciam sim, é bom que agora você tem conhecimento sobre o assunto e poderá entender melhor o que acontece com seu cabelo.

  4. Rosilene disse:

    Meu cabelo cai muito! Mas acho que deve ser estresse tenho 4 crianças KKK ?

    • Diva Barbosa disse:

      o estresse pode causar queda de cabelo sim rosilene, você falou que tem quatro crianças… se tiver algumas abaixo de 2 anos o pós-parto também pode acentuar essa queda. beijo!

  5. Djanete disse:

    Amei suas dicas