Cabelos

Conheça a composição e o ciclo de vida dos cabelos

Conheça a composição e o ciclo de vida dos cabelos

Os pelos existem em quase toda superfície cutânea, exceto lábios, palma das mãos e plante dos pés. podem ser finos pigmentados e não muito desenvolvidos “velus”, um exemplo de pouco desenvolvidos são pelos existentes no rosto da mulher; os “terminais” que são os grossos e bem desenvolvidos são os encontrados no couro cabeludo (cabelo), virilha, sobrancelhas, cílios; e no caso dos homens na barba.

Composição dos cabelos

O cabelo é formado por cerca de 90 % de proteína que são compostas por cadeias de aminoácidos, os principais componentes químicos dos aminoácidos são: carbono, hidrogênio, oxigênio e enxofre.

Vinte aminoácidos formam a proteína. São eles: alanina, arginina, asparagina, aspartato, cisteína, glicina, glutamato, glutamina, prolina, serina, tirosina, fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina. Os aminoácidos são unidos por ligações denominadas peptídicas. 

Pra você saber: Anatómica e quimicamente os pelos e cabelos são a mesma coisa, porém obedecem a um ciclo de vida diferente, o que faz com que um cresça mais e outro menos.

O ciclo de vida dos cabelos é iniciado através da divisão e multiplicação das células denominadas queratinócitos, que tem a função de produzir a queratina. Ainda sobre a queratina ela é a principal proteína formadora dos pelos, cabelos e unhas.

Pra você saber: no couro cabeludo temos cerca de 100 a 120 mil fios, esses números variam de acordo com idade, sexo, raça, alimentação e estado geral da saúde. Os cabelos não são compostos apenas por proteínas, aminoácidos e elementos químicos, existe também e sua composição lipídios e água.

Ciclo de vida dos cabelos

Os cabelos obedecem a um ciclo de vida que são: crescimento repouso e queda dos fios. Obedecendo o formato mosaico, isto é: temos cabelos em todas essas fazes, por isso independente da fase sempre temos cabelos na cabeça; se não fosse assim haveriam épocas em que todos os nossos fios estariam em crescimento, depois passariam para fase de repouso e em seguida de queda, e assim ficaríamos totalmente carecas.

Foto retirada da internet

Foto retirada da internet

Essas fases são denominadas: fase anágena, fase catágena e fase telógena

A fase anágena é a de crescimento, nesse processo as células do sistema capilar estão em ritmo acelerado. Esta fase dura entre 2 e 8 anos dependendo do fator genético pode chegar até 10 anos, neste período estão em crescimento cerca de 80 a 90% dos fios.

A fase catágena é o período de transição, os cabelos passam a ficar em repouso, menos de 1% dos fios estão nessa fase, dura de 2 a 3 semanas.

A fase telógena é a fase de desprendimento dos fios, cerca de 10% dos cabelos estão nesta fase. a duração é de 2 a 3 meses, e depois desta fase de queda, um novo ciclo se inicia originando um novo cabelo.

Visto que a fase anágena é responsável pelo crescimento dos cabelos, ela quem determina o comprimento final deles.

Para você saber: os pelos encontrados em outras partes do corpo como, tem a fase anágenas bem mais curtas por isso são menos compridos que os cabelos.

Os fetos possuem pelos bem finos denominados lanugem, e mesmo antes do nascimento são substituídos por outro tipo denominado “velos”, e depois esses pelos são substituídos novamente pelos denominados terminais que possuem estruturas mais grossas, são encontrados no couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Na puberdade os pelos terminais também aparecem na região pubiana, nas axilas, e no caso dos homens na face.

Compartilhe agora mesmo:

| Website

Oi, gente! sou a Diva Barbosa, Hairstylist, e consultora de beleza. Portanto  Sou apaixonada por tudo que refere-se a cabelos, a  maquiagem e também cuidados com a pele.  Trabalho com cabelos a mais de 10 anos, e durante esse período sempre estou pesquisando e estudando sobre esse assunto, ou seja,  amo o que faço! e certamente tenho bagagem suficiente para ajudar cada dia mais pessoas a cuidarem dos seus cabelos e mantê-los saudáveis, independente da configuração e estilo.  Conclusão, Criei esse espaço para compartilhar com vocês um pouco do meu conhecimento. Sejam bem vindos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

4 Comentários

  1. Claudiana disse:

    Amei ?

  2. Rosilene disse:

    Amei ??❤️

  3. Diana Izabela disse:

    Nossa, eu adorei esse artigo! Tenho a impressão de que meu cabelo pode cair com a idade, porque o da minha mãe e vó aconteceram isso. É possível?