Descubra qual o seu tipo de cabelo
Vamos iniciar pela classificação dos cabelos de acordo com sua curvatura, lembrando que se os cabelos serão cacheados, ondulados ou lisos é determinado geneticamente. Vamos ver cada tipo de cabelos nas fotos a seguir:
- Cabelos Mongoloides (lisos) – são predominantes nas raças mongólicas, como índios, Esquimós Chineses e Japoneses. São cabelos lisos e grossos.
- Cabelos caucasianos: são predominantes da raça caucasoides, que são os Europeus, são cabelos finos e ondulados, se divides em ondulados e cacheados.
- Cabelos afro negróide – são característicos de quase toda raça negra e suas misturas, variam de Crespo a muito Crespo.
Concluindo existem basicamente 3 tipos de cabelo classificados de acordo com sua curvatura. mas devemos levar em consideração que existem bastante variações devido a miscigenação. Como os cabelos também podem ser classificados de acordo com seu grau de hidratação, resistência, oleosidade e também por interferências cosméticas, vou explicar primeiro a diferença entre a oleosidade e a hidratação para você compreender melhor.
Oleosidade refere-se a presença ou ausência dos lipídios que são os óleos; e a hidratação refere-se a presença ou ausência de água; entendeu? Sendo assim existem cabelos que são oleosos e ao mesmo tempo desidratados ou vice e versa.
Um detalhe importante também, é que a hidratação depende muito da oleosidade porque óleos retém a hidratação dos cabelos por incluírem neles um filme de proteção retendo a hidratação (água) no interior do fio.
Referente a classificação de acordo com o grau de oleosidade, hidratação, resistência e interferência cosméticas vamos identificar agora.
Cabelos secos:
Neste caso as glândulas sebáceas, (glândulas responsáveis pela produção de gorduras) produzem pouca gordura que não são suficientes para lubrificar o fio da raiz as pontas, os fios são opacos, geralmente com pontas duplas (tricoptilose), os fios são ásperos, porosos e embaraçados, devido as cutículas estarem abertas.
Fatores externos, como por exemplo: uso de químicas frequentes (descolorações alisamentos etc.), uso indevido de secados e prancha, exposição prolongada ao sol, cloro de piscina etc. Fazem com que os fios percam ainda mais a elasticidade e fique sem brilho. A limpeza desse tipo de cabelo deve ser feita com produtos específicos.
Cabelos normais:
Nesse tipo de cabelo a glândula sebácea produz oleosidade suficiente para lubrificar toda a extensão do fio de forma equilibrada e regular. Os fios são brilhantes, maleáveis, macios, desembaraçam com facilidade, as cutículas são fechadas, não são oleosos na raiz nem secos nas pontas.
Cabelos oleosos:
Neste caso, as glândulas sebáceas produzem quantidade exagerada de gorduras. Os fios se apresentam aglutinados, sem volume e gordurosos, dependendo do caso exalam odor característico, pois pode haver irritação e prurido no couro cabeludo. A limpeza pode ser diária sempre com água morna (evitar quente pois estimula ainda mais a oleosidade) usar sempre produtos específicos para esse tipo de cabelo.
Dica importante: o condicionador deve ser aplicado do meio para as pontas dos fios.
Cabelos Mistos:
Apresentam oleosidade no couro cabeludo, mas as pontas são desidratadas, isso acontece devido a gordura que é produzida pela glândula sebácea não se espalhar pelas superfícies dos fios. É o tipo de cabelos da maioria das brasileiras. Esses cabelos requerem cuidados especiais; além de usar produtos específicos para esse tipo de cabelos, recomendo que use um produto de manutenção sem enxague, aplicando do meio para as extremidades (pontas) dos fios.
Cabelos frágeis:
São cabelos finos e pouco resistentes, as vezes por deficiência nutricionais ou metabólicas, por motivo de doenças, ou desgastes químicos. A fator genético também influi na formação desse tipo de cabelo. Aconselho usar sempre produtos específicos para esse tipo de cabelo pois necessitam de cuidados especiais.
Falando no item de intervenção cosmética no tipo de cabelos, um exemplo é o caso do cabelo colorido veja a seguir:
Os cabelos coloridos geralmente são danificados quando o processo de coloração é constante, sem tratamentos adequados antes e depois do processo, neste caso as fibras de queratina existentes nos fios são danificadas, provocando ressecamento e falta de brilho. Hidratações semanais são altamente indicadas, utilizando sempre produtos específicos para esse tio de cabelo. Assim a saúde dos fios é preservada. A seguir mais alguns tipos de cabelos se acordo com sua curvatura para você identificar:
Dicas incríveis ?❤️
Amei seu blog parabéns ??
Adorei as definições para cada tipo de cabelo, pude identificar alguns aspectos do meu também. Muito interessante, adorei. Parabéns Diva ?
Muito bom! Obrigada por compartilhar todo esse conhecimento ?
É muito bom e tira muita duvidas
obrigada por acompanhar nossos artigos!um abraço!
Ficou massa.
obrigada ana gabriela, continue nos visitando, temos sempre artigos com muitas dicas.
Parabéns querida pelo blog!! Simplesmente demais
oi Diana que bom que gostou, continue nos visitand.