Cabelos

Hidratação, Nutrição, e Reconstrução, qual o indicado para cada caso  

Hidratação, Nutrição, e Reconstrução, qual o indicado para cada caso  

Para quem está chegando agora no mundo das hidratações caseiras, a grande novidade, é o uso de produtinhos nada convencionais. As frutas, leite, ovos e até mesmo maisena e gelatina são muito úteis para o cuidado dos cabelos. Mas cada tipo de tratamento requer reconhecimento do tipo de cabelo, e também do problema a ser tratado! Se seu cabelo precisa de uma hidratação, e você opta por um tratamento, mesmo que muito bom de reconstrução com queratina, ele pode vir a ficar bem ressecado.

Isso porque, como nós, cada cabelo é único, e tem sua história. Logo, saber seu tipo de fio, e como esses cabelos costumam ser, é importante. Além das questões próprias de cabelos crespos e cacheados, bem como a costumeira oleosidade do liso. Lembrando que tudo pode ser controlado, e qualquer pessoa, pode ter um cabelo bonito e saudável, desde que se disponha a cuidar com a frequência necessária, e o mais importante, do modo correto.  

Cabelo precisando de nutrição, como reconhecer e tratar 

Um cabelo que está ressecado, está precisando de nutrição. Num geral, esses fios vão estar bem opacos e “duros”, sem muito movimento e com o aspecto mais poroso. Os fatores que levam os fios a chegarem neste ponto são muitos. Pode ser genético, em função de procedimentos, falta de uma rotina adequada de cuidados. Outra questão a ser analisada, é a textura do cabelo. Isso porque cabelos cacheados e crespos, tendem a ter as pontas mais ressecadas, o que acontece pelo próprio formato do fio. A umectação natural, tem dificuldades para chegar as pontas dos fios. O contrário também acontece, e é um problema, muitas vezes deixando cabelos lisos, com aspecto oleoso, e compactado. Os produtos naturais mais interessantes para o tratamento de cabelos ressecados são umectantes.  

O óleo de coco, sendo um dos maiores aliados das amantes de receitas caseiras, se faz presente! Assim como óleos naturais no geral, argan, girassol, e até mesmo o de rícino, que além de nutrir, ajuda no crescimento dos fios! 

Como saber se meu cabelo precisa de uma reconstrução 

Geralmente, cabelos que passaram recentemente por químicas, precisam ser tratados para reconstrução! Isso porque, descoloração, e alisantes, costumam ferir os fios, quando não são procedimentos feitos por profissionais. Esses fios vão ter textura emborrachada, e também podem apresentar quebra. Aqueles fios que quebram, que se diferem da queda normal dos cabelos.  

Para esse caso, o mais recomendado, são proteínas, no geral, para que se “incorporem” ao fio, revitalizando como por exemplo iogurtes naturais. Apesar do desespero que dá ver o cabelo precisando de uma reconstrução, é necessário paciência, porque o tratamento pode ser longo até que os fios parem de quebrar, ou mesmo parem de ter o aspecto borracha!  

A hidratação, e nosso dia a dia 

O cabelo precisando de uma hidratação, geralmente nada mais é que danos pequenos do dia a dia. Sol, poluição, ou mesmo pós piscina. E consequentemente, tem uma “solução” bem mais tranquila, salvo em casos onde se chega em níveis extremos.  

Babosa, e mel, podem ser uma boa pedida, para aquela hidrataçãozinha barata e efetiva! Assim como por exemplo o Bepantol, que é um dos mais queridos pelos amantes de cabelo do momento. E também glicerina!   

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe suas dúvidas nos comentários. 
Att. Diva Barbosa

Compartilhe agora mesmo:

| Website

Oi, gente! sou a Diva Barbosa, Hairstylist, e consultora de beleza. Portanto  Sou apaixonada por tudo que refere-se a cabelos, a  maquiagem e também cuidados com a pele.  Trabalho com cabelos a mais de 10 anos, e durante esse período sempre estou pesquisando e estudando sobre esse assunto, ou seja,  amo o que faço! e certamente tenho bagagem suficiente para ajudar cada dia mais pessoas a cuidarem dos seus cabelos e mantê-los saudáveis, independente da configuração e estilo.  Conclusão, Criei esse espaço para compartilhar com vocês um pouco do meu conhecimento. Sejam bem vindos!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

3 Comentários